Bom SaberLaosTravel Tips

4000 ilhas: paraíso no sul do Laos

Si Phan Don (Lao: ສີ ພັນ ດອນ; significa que 4000 ilhas) é um arquipélago fluvial localizado no rio Mekong, na província de Champasak, no sul do Laos. As ilhas na verdade não são de 4000 – mas isso não importa – e o arquipélago é chamado Si Phan Don. As três ilhas mais conhecidas são Don Det, Don Khone e Don Khong. Metade dos quais estão submersos quando o rio Mekong está inundado. Se você pretende viajar para o Laos, não se esqueça de adicioná-lo ao seu diário de viagem. 

Como vai a Si Phan Don?

Apesar de 4000 ilhas serem um pouco subestimadas do que outras grandes cidades como Vientiane, Luang Prabang e Vang Vieng, ainda é possível ver os escritórios das agências de viagens oferecendo viagens de ônibus para 4000 ilhas.
Para chegar lá do norte do Laos (Luang Prabang ou Vang Vieng), primeiro você precisará pegar um ônibus para Vientiane. A maioria dos agentes resolverá isso para você, mas apenas para lhe dar uma ideia de como é.
Em Vientiane, você pode precisar esperar algumas horas antes de pegar o ônibus dorminhoco, que o levará até Pakse em uma viagem de 12 horas.

4000-ilhas1

Ônibus no Laos

A estrada entre essas duas cidades é bastante bem mantida. Portanto, desde que você não esteja dormindo no convés superior, provavelmente não terá problemas para dormir. Esteja avisado sobre a possibilidade de percevejos, que é um pesadelo total!
De Pakse, você precisará mudar o ônibus para viajar para Nakasong. Será uma viagem de 3 horas. E de Nakasong, você terá que pagar pela lancha para chegar a 4000 ilhas; isso levará cerca de 10 a 15 minutos. A lancha o levará ao cais de Don Det. Portanto, se você estiver hospedado em Don Khon, precisará andar um pouco. Caso contrário, peça ajuda aos cavaleiros tuk-tuk.

O que visitar em 4000 ilhas?

Don Khong

4000-ilhas2

Don Khong é maior que os três, tem 18 km de comprimento e 8 de largura: é provavelmente o mais estruturado, com eletricidade e estradas.
Embora seja mais do que Si Phan Don, quase não há uma estrada principal em Don Khong, alguns hotéis para estrangeiros e uma dúzia de restaurantes locais, algumas agências de viagens, lavanderia e cibercafés. Em particular, não há caixas eletrônicos na ilha Don Khong, nem em qualquer lugar em Si Phan Don.
Comparado com as outras ilhas, Don Khong ainda parece mais moderno e mais confortável. Em Don Khong, não há muitas coisas para descobrir, mas é um local obrigatório para ficar e descansar após o passeio.
Para os viajantes da Asiatica Travel, escolhemos o Pon Arena Hotel, o mais luxuoso com confortáveis quartos particulares, feito inteiramente de madeira, mas ainda assim padrão para os viajantes europeus. A Pon Arena se torna a opção número 1 graças à sua bela piscina com vista para o rio em Mekong.

Don Khon

4000-ilhas3

Don Khon é a ilha menor, do nosso ponto de vista, do que ter a maior atração turística em Si Phan Don. Com seus 4 km x 3, é o local ideal para quem procura espetáculos naturais de tirar o fôlego: as cachoeiras Khon Phapheng, as maiores de todo o sudeste da Ásia e as cachoeiras Somphamit (também chamadas de Li Phi Falls, onde os golfinhos Irrawaddy, um golfinho que vive apenas no rio Mekong.
Essas cachoeiras são muito fotogênicas graças ao penhasco no qual você pode tirar fotos ou assistir pescadores pescando com redes. Infelizmente, só é possível ver o penhasco na estação seca (novembro a março).
Não se esqueça, os restos da primeira ferrovia no Laos, construída pelos franceses para se conectar a Don Det. Atualmente, a locomotiva e a pista enferrujada ainda existem. Que pena, se essa pista ainda existir, podemos viajar de trem de Saigon, norte do Camboja e Si Phan Don!

Don Det

4000-ilhas4

 

Don Det é a ilha de puro relaxamento: é a solução ideal para quem deseja escolher o meio termo certo entre tranquilidade e sociabilidade. Existem muitos bangalôs aqui com vista para o rio Mekong. Se você quiser passar uma noite em um hotel padrão, pode escolher a Sala Don Khon, uma antiga vila construída no período colonial, ou o Sale Ban Din, um rio.
Você pode andar de bicicleta para visitar vilas antigas e vilas remotas.

Outras notas

Caixas eletrônicos

Há um caixa eletrônico em Don Khong que pode ser apenas o único nas 4000 ilhas. Nós ainda recomendamos ter dinheiro suficiente para toda a sua estadia em Si Phan Don! Se você ficar sem dinheiro, há alguns lugares onde você pode trocar dinheiro nas ilhas, mas não espera taxas favoráveis. Outra opção é pagar por um barco para levá-lo a Nakasong, que é o local mais próximo do continente com caixas eletrônicos.

Wi-Fi

O tempo está mudando e você pode encontrar bastante Wi-Fi nas 4000 ilhas atualmente. A maioria das acomodações e restaurantes o aceita, apenas não espere uma conexão super rápida ou confiável.

Para mais informações, visite website da Asiatica TravelOperadora de viagem local no Sudeste Asiático

Tags
Show More

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button
Close
Close