Bom SaberLaos

Ano Novo do Laos: Festival de água Bun Pi May

Similar com alguns outros países no Sudeste Asiático, tais como Camboja, Tailândia e Myanmar, onde Budismo é religião nacional, Laos tem seu festival de Ano Novo, chamado de Bun Pi May. O festival ocorre de 13 a 15 de abril. Esse é periódo em que luz do dia é a máxima do ano, de 14 horas por dia.

13 de abril é o último dia do ano velho de acordo com calendário do Laos. Neste dia, os laosianos limpam suas casas, repintam templos e preparam uma água perfumada que é feita de açafrão, gafanhoto, flores e plantas aromáticas. Esse perfume será usado para ungir estátuas de Buda, ávores e flores budistas ao redor de templo. Acredita-se que água que é usada para limpar uma estátua de Buda é abençoada. Portanto, as pessoas colhetam a água para derramar sobre seus familiares. Não só pulverizam água um no outro, eles também derramam água abençoada sobre casas, objetos de adoração, animais e meios de produção. Respingar água a outros simboliza a limpeza de todas as coisas ruins (doença, má sorte, etc) e as boas-vindas de um próspero e saudável ano novo. Quanto mais úmida a pessoa se torna, maior a probabilidade e a sorte de receber.

Ano Novo do Laos 2

14 de abril é dia da transição entre ano velho e ano novo. Também é tempo que o festival de água alcança seu ponto mais alto e animado. A atmosfera viva de Ano Novo do Laos é mais evidente em grandes cidades, como Vientiane e Luang Prabang. O som que emana do ritmo da bateria, de cantando e dança Lamvong e do riso dos meninos e meninas, acorda todas as esquinas. Isso também é como um apelo apaixonado que encoraja as pessoas a se aventurarem na cidade e se tornarem em uma parte do festival.

As pessoas preparam os grandes canhões de água e os balões cheios de pós, água, cremes, várias cores e corantes. Esse líquido é usado em lutas contra a água. Os turistas que são uma parte na atmosfera do festival terão uma oportunidade preciosa para participar com os locais no evento mais maravilhoso e alegre do mundo. A luta de água tem um poder mágico de conectar todas á pessoas de diferentes idades, nações e religiões. Portanto, não importa velho ou jovem, amigo ou estranho, local ou estrangeiro. Todos podem compartilhar mesmo momento e mesmo sentimento – o desejo de ser abençoado e se divertir.

Ano Novo do Laos 1

Para marcar o último dia da festa, 15 de abril, uma ceremônia tradicional de bênção ocorre dentro de famílias. Para expressar respeito, os jovens derramam água suavemente sobre os idosos, esperando que eles terão vida longa e saudável. Em troca, os idosos farão um discurso curto para abençoar todo a família. Outra coisa que não deve ser desperdiçada nesta ocasião é castelos de areia que representar a montanha Phoukaokailat. Milhares de castelos de areia decorados com imagens de Buda, flores e arcos brancos são construídos nas margens do rio Mekong e, depois, são espirrados com água perfumada para desejar saúde e sorte, bem como para evitar maus espíritos do festival de Ano Novo.

Além disso, o Ano Novo dos laosianos não estaria completo sem um concurso de beleza. Antes de celebração de todos os anos, o concurso é organizado para escolher a mulher mais bonita com boa personalidade. A escolhida é chamada de Nangsoukhane. Vestido com roupas coloridas, com uma mão segurando uma espada e a outra um círculo simbólico de fogo, Nangsoukhane acompanhada com outras seis competidoras, as quais simbolizam de sete filhas do Rei Kabinlaphom, são levados em procissão em um flutuador esplêndido. Depois da procissão, as filas de pessoas cantam e dançam sob o feitiço da bateria sensacional, enquanto as pessoas se reúnem na rua para jogar água na procissão e desejando boa sorte.

Ano Novo do Laos 3
Nangsoukhane e 6 filhas do rei

Se você planeja participar do Ano Novo do Laos, cubra câmera, passaporte, celular e outros objetos pessoais em uma bolsa impermeável ou melhor, deixe-os em um local seguro. Esteja ciente de que a maioria dos restaurantes e lojas estará fechada durante esse período. Acima de tudo, você deve estar pronto para dançar sob o esguicho de água, pintar o rosto com pó de talco e o melhor momento da sua vida.

Para mais informações, visite website da Asiatica TravelOperadora de viagem local no Sudeste Asiático

Tags
Show More

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button
Close
Close