Bom SaberLaos

As melhores coisas para fazer em Xieng Khouang

Ficando bem conhecido por sua deslumbrante paisagem histórica, Laos é um lugar perfeito para visitar caso quiser descobrir a beleza da natureza intocada, a diversidade étnica e a cultura tradicional. Se Luang Prabang é conhecido por seus palácios reais e arquiteturas coloniais francesas antigas; Vientiane, capital do Laos, é conhecida pelos requintados monumentos, templos e montanhas; então Xieng Khouang é mais conhecido por ser o lugar mais antigo, com paisagens espetaculares e destinos seculares que reservam as pegadas da guerra. No entanto, exitem tantas coisas interessantes para fazer em Xieng Khouang  as quais vão fazer sua viagem ser mais memorável.

1. Cair na planície dos jarros

Xieng Khoang 5

Será um erro não mencionar a Planície dos Jarros, classificada pela UNESCO ao chegar em Xieng Khouang. Localizada em Phonsavan, a capital da vila, este lugar é um grupo de campos, incluindo milhares de jarros de pedra de vários tamanhos e formas. É composta por 3 sítios separados com características e paisagens diversas. As origens, assim como o material pré-histórico dos frascos, ainda estão em estudo, e alguns arqueólogos prevêem que possam estar remontando ao início da Idade do Ferro, entre 500 aC e 500-800 dC.

É altamente recomendado visitar o sítio 1, pois fica perto da capital da vila. Com mais de 300 jarros, torna-se o maior sítio da planíce. Os visitantes também podem ver o notável panorama dos frascos em todo o campo de 25 hectares, ao lado de trincheiras, tocas de raposa e crateras de bombas – todos esses lembretes sombrios da guerra do passado.

2. Passear pela Fazenda de Seda Orgânica de Mulberries

Xieng Khoang 1

Se você é alguém que tem interesse na moda única e produtos de tecido, não se esqueça de fazer uma viagem a Fazenda de Seda Orgânica de Mulberries. Aqui, você assistirá todo o ciclo da seda, de minhocas a tecidos, e ainda terá a chance de participar de uma etapa de todo o processo de fabricação da seda. Você sera acompanhado através de cada passo da produção, tais como: o cultivo de amoras, alimentação dos vermes, enrolamento da seda até tingimento natural e tecelagem dos panos.

Depois de observar e participar, você pode comprar os produtos acabados em suas lojas de lembrança e até encomendar lembranças personalizadas com base nas suas preferências de padrões, tecidos e cores.

3. Visitar a caverna Tham Piu

Xieng Khoang 2

Ao chegar em Xieng Khouang em que é chamado de um lugar de remanescentes de Guerra, os turistas não podem perder a chance de visitar a Caverna Tham Piu que é considerada como uma das tragédias da Guerra da Indochina e um memorial aos 374 moradores inocentes mortos por um ataque de mísseis dos EUA em 1968.

Aqui, você pode ler histórias e ver fotografias dos anos de guerra exibidas no Centro de Visitantes. Entrando na entrada, você também verá a estátua de um homem carregando uma criança sem vida, pedindo um “Dia Anual de Recordação”, mostrando a história sombria por trás do bombardeio e todas as tragédias resultantes da guerra. No caminho à caverna, você verá muitos mercados graves, crateras de bombas e um grande Buda de ouro.

4. Visitar a cidade de Muang Khoun

Xieng Khoang 3

Sendo chamado de fantasma de sua formação original, Muang Khoun (Xieng Khouang antigo) é um exemplo de uma vila que sobreviveu ao longo de todo o sangue e lágrimas da guerra. No século 14, o próspero Muang Khoun era conhecido por seus stupas e templos luxuosos antes de sofrer uma série de ataques dos soldados chineses e vietnamitas. During a Segunda Guerra da Indochina em 1975, o local foi tanto bombardeado que estava quase completamente abandonado.

O saldo da guerra é uma elegante imagem de Buda que se ergue sobre colunas arruinadas de tijolos em Wat Phia Wat e That Dam, o primeiro templo que anuncia a chegada a Muang Khoun. Embora não tenha o mesmo nível de conveniência e desenvolvimento turístico em comparação com Phonsavan, o Muang Khoun ainda vale uma viagem de um dia para quem deseja mergulhar completamente no cenário cultural e histórico do Laos.

5. Desfrutar as cachoeiras e fontes termais

Xieng Khoang 4

Depois de dias de caminhadas e viagens, talvez queira libertar sua tensão desfrutando a bela paisagem  e mergulhando no fluxo quente de água. Após, há uma opção de piquenique em uma das cachoeiras mais pitorescas entre os favoritos de primeira classe dos Laos para ocasiões especiais – Tad Ka que fica a 99 quilometros de Phonsavan. Ali, pode tirar centenas de fotos impressionantes do charme deste lugar.

Por último, mas não menos importante, o Xieng Khouang também tem maravilhosas fontes termais em Ban Nyai ou Ban Xang para você ficar totalmente relaxado após um dia cheio de atividades físicas. Você pode descansar e apreciar a cultura única e o cenário fotogênico do local.

Se você é alguém que gosta de explorar a natureza, aprecia o valor de destinos históricos e está prestes a encontrar uma experiência diferente e memorável, por que não fazer uma viagem a Xieng Khouang e ver o que ela tem mais a oferecer?

Para mais informações, visite website da Asiatica Travel Operadora de viagem local no Sudeste Asiático

Tags
Show More

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button
Close
Close