Tendência Agora

O novo coronavírus: Perguntas comuns e coisas que você precisa saber

Este artigo não fala sobre viagens, mas falará sobre um problema que é de grande interesse hoje em todo o mundo – o novo coronavírus. O que é o novo coronavírus? Quais são os sintomas e o que podemos fazer para nos proteger? Bem como informações oficiais sobre a situação da epidemia.

1. O que são os coronavírus?

Segundo a OMS, os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

2. O que é o novo coronavírus?

O novo coronavírus (2019-nCoV) é uma nova cepa de coronavírus que não foi identificada anteriormente em seres humanos. O vírus foi relatado pela primeira vez em Wuhan, China, em 31 de dezembro de 2019, e agora a doença se espalhou para muitas cidades chinesas para 21 países e territórios (fora do continente da China) casos registrados.

O novo coronavírus 4
Doenças atualizadas em 29 de janeiro de 2020 (fonte: American Society For Microbiology)

Às 6 horas da manhã de 31 de janeiro de 2020, casos do novo coronavírus atingiu mais de 9000 em todo o mundo, incluindo 115 casos fora da China e 213 mortes.

3. Existe uma vacina ou tratamento para um novo coronavírus?

Segundo OMS, até agora, não há tratamento ou vacina específica para doenças causadas pelo novo coronavírus. No entanto, muitos dos sintomas podem ser tratados e, portanto, o tratamento com base na condição clínica do paciente. Além disso, os cuidados de suporte às pessoas infectadas podem ser altamente eficazes.

De fato, houve casos de recuperação após tratamento oportuno. Dois de cinco casos de coronavírus no Vietnã são os primeiros casos no Vietnã que foram registrados positivos para o coronavírus. Eles são pai e filho chineses e foram descobertos e tratados no Hospital Cho Ray (Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã) a partir de 22 de janeiro. Sabe-se que o pai entrou no Vietnã para visitar o filho que vive no Vietnã.

De acordo as informações mais recentes, o filho estava acordado, respirando e voltando a comer e beber normalmente. O paciente teve febre por mais de quatro dias. Após testar a segunda PCR em 25 de janeiro e a terceira em 27 de janeiro, o paciente foi testado negativo para o vírus.

O novo coronavírus 5

4. Quais são os sintomas de alguém infectado com coronavírus?

Segundo OMS, os sinais comuns incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.

5. O que podemos fazer para nos proteger?

A OMS declarou um surto do novo coronavírus da China como um “ESTADO GLOBAL DE EMERGÊNCIA MÉDICA”, portanto proteja-se das seguintes maneiras:

  • Evite viajar para áreas endêmicas.
  • Se você tiver sintomas de febre, tosse, falta de ar, deve procurar o serviço médico mais próximo imediatamente para inspeção.
  • Evite o contato com pessoas que está com febre, tosse. Evite contato próximo com animais selvagens
  • Lave as mãos frequentemente com sabão.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca.
  • Use uma máscara médica ao sair de casa, em um local cheio ou em contato com uma pessoa doente.
  • Espirros precisam cobrir com mangas ou lenço de papel. Em seguida, jogue o lenço em uma lata de lixo coberta, lave as mãos com sabão.
  • Coma apenas comidas bem cozidas.

6. O que fazer: mantenha a calma, proteja-se e não acredite em informações falsas

No meio do complicado desenvolvimento da epidemia, vários artigos deram informações enganosas e informais que confundiram a sociedade. Especificamente, o jornal eletrônico AsiaNews.it publicou um artigo que continha informações incorretas sobre a situação epidêmica no Vietnã.

O novo coronavírus 1
As informações incorretas em AsiaNews.it

O artigo menciona sobre a “falta de medidas efetivas do governo vietnamita” para controlar a propagação da doença e “o Vietnã provavelmente se tornará o segundo país em termos de casos de coronavírus na região da Ásia-Pacífico”. Mas são opiniões subjetivas.

O novo coronavírus 2
As opiniões subjetivas no artigo

De acordo com o vice-primeiro-ministro vietnamita Vu Duc Dam, o Vietnã está controlando bem a doença respiratória aguda causada pelo novo coronavírus

Desde que a primeira morte por coronavírus foi detectada na China, o Ministério da Saúde do Vietnã atualizou continuamente as informações da situação epidêmica e aconselhou as pessoas a prevenir ativamente as doenças da estação fria, de acordo com as diretrizes do ministério.

Além disso, o governo vietnamita também emitiu rapidamente diretrizes para o diagnóstico e tratamento de pneumonia aguda causada pelo novo coronavírus, escolheu hospitais para especializados no tratamento da doença e forneceu-lhes equipamentos médicos necessários.

Na tarde de 28 de janeiro, de acordo com a hora local, o Primeiro-Ministro do Vietnã deu instruções aos ministérios e agências para tomarem ações para controlar a epidemia. Assim, as empresas de turismo foram pedidas para cancelar passeios às províncias e cidades cujas pessoas infectadas e não receber turistas de áreas epidêmicas ao Vietnã.

Ademais, o primeiro-ministro também mobilizou as forças de defesa para supervisionar e controlar estritamente nos portões de fronteira, bem como garantir a segurança do isolamento médico obrigatório para os casos de doenças e os casos suspeitos. Todos os voos do Vietnã para as áreas endêmicas da China e das regiões afetadas para o Vietnã foram parados.

Todas as informações neste artigo foram extraídas de páginas oficiais, os links estão abaixo:

7. O que fazer quando estiver em casa para evitar epidemia de coronavírus

coronavírus

7.1. Limpar a casa

Primeiro, limpe sua casa todos os dias. Use água de limpeza desinfetante ou álcool 90% para limpar áreas potencialmente infecciosas, tais como maçanetas, mesas de jantar, sinos e pias. Tome nota que o coronavirus consegue sobreviver em superfícies como aço inoxidável e plástico por até 72 horas.

7.2. Usar óleos essenciais

No Vietnã, existem várias maneiras para purificar o ar, é normal que sequemos casca de laranja ou limão sob forte luz do sol por alguns dias até que fiquem seca. Depois, usamos um pequeno fogo para queimar casca seca.

De uma maneira mais simples, você também pode queimar óleos essenciais de canela, capim-limão e hortelã para dissipar a escuridão da casa.

7.3. Abrir janelas com frequência.

Na pandemia SARS em 2003, os médicos vietnamitas deram uma experiência valiosa: sempre abrir as janelas para o ar pode se mover, diluindo assim a concentração de vírus e bactérias no ar. A circulação de ar também nos permite respirar ar fresco sem sair lá fora.

7.4. Usar frequentemente a máscara

coronavírus 1

Você pode usar um pano de roupas velhas de algodão e costurar uma máscara simples.

Se você usar uma máscara médica de uso único, ela pode ser esterilizada por forno de microondas. As máscaras usadas são pulverizadas com uma pequena quantidade de água desinfetante (seja desinfetante ou sal fisiológico a 0,9%) para criar umidade. Em seguida, coloque a máscara no microondas a 800w e vire por 1 minuto. As microondas têm a capacidade de passar por máscaras para matar bactérias e vírus.

7.5. Comer alimentos com temperos fortes

Alimentos que contêm especiarias asiáticas como cebola, alho, gengibre, pimenta, pimenta, anis e canela podem ajudar a aumentar a resistência. O caril indiano também é uma dica quando você deseja provar o paladar. Os asiáticos têm alta imunidade graças a essa comida maravilhosa.

7.6. Comer frutas tropicais

As frutas tropicais são ricas em vitaminas E, C e, acima de tudo, têm um sabor único que estimula as papilas gustativas. Você pode comprar algumas frutas tropicais, como goiaba, mamão, manga, abacaxi, fruta do dragão, maracujá no supermercado. No Vietnã, comemos muitas frutas quando estamos doentes.

7.7. Tomar chá

O chá verde tem um excelente efeito na saúde. Os idosos do Vietnã costumam tomar chá todos os dias para aumentar a resistência, limpar a garganta e tornar o corpo mais alerta. É bom comprar chá e bebidas pela manhã em vez de café. Não tome chá engarrafado, beba chá com um copo de água quente.

7.8. Fazer yoga

Yoga é o método mais fácil de se exercitar em casa. Existem muitos vídeos que ensinam yoga gratuitamente em canais do YouTube. Se você é novo no Yoga, pode encontrar a palavra-chave “Yoga Tibetano” com apenas 5 movimentos simples e fáceis de seguir.

Se você não quer perder músculos, a flexão dos braços e até a prancha podem ajudá-lo a treinar.

7.9. Manter a sala quente e úmida

Mantenha sempre a temperatura ambiente acima de 20 graus C e a umidade acima de 70%. A essa temperatura e umidade, o vírus terá menor probabilidade de se reproduzir. Árvores e aquários são duas coisas que podem providenciar umidade para uma sala.

Para mais informações, visite website da Asiatica TravelOperadora de viagem local no Sudeste Asiático

Tags
Show More

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button
Close
Close