Bom SaberLaos

O templo de Wat Phou – A gema adormecida do Laos

Wat Phou (também transcrito Wat Phu) é um templo Khmer localizado na província de Champasak, no sul do Laos. Juntamente com os antigos assentamentos da paisagem cultural de Champasak, o templo de Wat Phou é o maior em Laos com uma situação muito boa. Se você quiser admirar a beleza da arte Khmer, nunca se esqueça deste templo, é um traço do período pré-Agore e uma evidência do talento do povo Khmer.

História de Wat Phou

O nome Wat Phou significa Templo da Montanha na língua do Laos porque foi construído nas encostas orientais do Monte Kao. A montanha tinha um significado religioso particular na antiguidade, pois a forma particular de seu pico lembra a linga, ou a forma fálica sob a qual o deus Śiva é frequentemente adorado. Por esse motivo, a montanha foi chamada nas antigas inscrições Khmer de Lingaparvata, ou seja, Montanha do Linga.

Wat Phou 5

Segundo a lenda, era inicialmente um templo dedicado a Badhecvara, um deus hindu. Este templo foi encontrado no centro de Crethapura, a primeira capital do Reino de Chenla. Arqueólogos descobriram que havia uma estrada que liga a capital Angkor a Wat Phou, com cerca de 100 km de extensão.

Melhor época para visitar

A melhor época para visitar o templo de Wat Phou é durante a estação seca, de novembro a março, quando as temperaturas são mais baixas. De março a maio é a estação quente e as temperaturas podem atingir 40ºC ou mais, tornando a subida ao templo menos agradável. Dito isto, as flores que florescem no complexo em abril e maio tornam o local especialmente bonito. A estação chuvosa vai de maio a outubro e pode criar problemas nas estradas da região.

Como chegar a Vat Phou?

Wat Phou 2

A melhor maneira de ver o templo de Wat Phou em uma viagem de um dia é de moto, que pode ser alugada em Pakse a partir de 60.000 Kip por dia. Como alternativa, você pode visitar o complexo do templo como parte de um passeio, oferecido em todo Pakse. Se você passar uma ou duas noites na cidade vizinha de Champasak (a 10 km), o que eu definitivamente recomendo, se você tiver tempo, também pode chegar a Wat Phou de bicicleta ou de tuk tuk. Para chegar a Champasak a partir de Pakse, faça uma música no Mercado Donruang por 20.000 Kip (geralmente disponível apenas de manhã das 9 às 11 da manhã). Você também pode andar de bicicleta por todo o caminho. De Si Phan Don, os agentes de viagens podem organizar uma combinação de barco e ônibus de 50.000 a 60.000 Kip.

Visita do templo de Wat Phou

Na entrada do templo de Wat Phou, há um museu no qual exibe mais de 100 estátuas de pedra, relevos, motivos decorativos esculpidos em pedra muito bonita. Esses artefatos datam do século 5 ao 11.

Wat Phou 3

Na chegada, eles imediatamente encontram um lago artificial, que representa o oceano. A estrada é marcada por duas filas de linga com vários tamanhos, o símbolo do Shiva.

A superfície da estrada estava pavimentada com pedras planas. O fim da estrada revela dois templos principais, olhando para o leste, cada um de frente para o outro, em duas colinas altas. Ambos os templos estão passando por restauração. Sua arquitetura é quase semelhante à Bantey Srei ou Preah Vihear no Camboja, especialmente o telhado.

Wat Phou 4

Os edifícios aqui são totalmente feitos de pedra. A pedra foi extraída da montanha perto do templo.

A fileira de postes de pedra termina no sopé da montanha Kao, onde você começa a subir as escadas até o topo do complexo de Vat Phou.

No topo do complexo abriga o altar onde ficava a linga de Shiva. Agora abriga uma grande estátua de Buda, porque depois do século XII, o templo de Wat Phou foi convertido em um templo budista de Terevada e ainda é um destino de peregrinação na lua cheia de fevereiro.

Wat Phou 1

Para mais informações, visite website da Asiatica TravelOperadora de viagem local no Sudeste Asiático

Tags
Show More

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button
Close
Close